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Acerca de

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cisma do velho da favela do formigueiro

 

 

a felicidade está no outro lado do rio

o amor também está no outro lado do rio

tudo o que quero está no outro lado do rio

se eu estivesse lá no outro lado do rio o lado de cá seria o outro lado do rio

Mário Chagas

 

Angst, Andreia

Carvalho, Cecília Bruno de

Schondermark, Helane Cunha

 

  • IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO

 

Título do Projeto Cultural: Do Outro Lado do Rio

Nome do Proponente: Helane Cunha Schondermark

Municípios de realização das atividades do Projeto: Florianópolis, São José, Palhoça,Tijucas, Santo Amaro da Imperatriz e Governador Celso Ramos. 

Data de Início: 16/11/2022

Data de Término: 28/02/2024

  • APRESENTAÇÃO DO PROJETO 

 

  • RESUMO

 

O audiovisual Do Outro Lado do Rio trará a problemática dos moradores que vivem em situação de vulnerabilidade social nos espaços públicos no centro de Florianópolis a partir da perspectiva  dos mesmos.  Entende-se por “vulnerabilidade social” como sendo um termo de cunho político adotado por gestores, pesquisadores e operadores de gestão pública, na busca de abranger  de forma mais ampla as condições tradicionalmente entendidas como de pobreza.

A produção possibilitará diálogos  descentralizadores  já que  ele será dirigido e narrado pelos mesmos, sendo projetado em espaços de grande circulação  dos que fazem parte da vida social de Florianópolis. A exibição  do curta será composto a partir de pesquisa  e convocatória de locais  que possam causar o maior impacto social possível trazendo discussões sobre a invisibilidade dos moradores dos espaços públicos de Florianópolis e as suas narrativas. Florianópolis tem uma população em torno de  516 mil habitantes segundo o IBGE(2021), porém nela circulam moradores de cidades do entorno que chegam a  1,2 milhão de pessoas além do fluxo diário de turistas  de nosso país e de  demais países do mundo. Um dos espaços mais procurados para visitação é a região do centro histórico de Florianópolis, em torno da Praça XV de Novembro. Local este que é por inúmeras vezes, ocupado por estes moradores e que acabam por compor a paisagem  do local como elementos inanimados sendo registrados em fotografias e vídeos produzidos a partir da narrativa de quem por ali transita. O projeto tem início em 16/11/2022 e término previsto para 28/02/2024. O período  aqui especificado  atravessa  datas comemorativas  nas quais o índice de visitação  na Praça XV de Novembro, até mesmo dos moradores locais, devido a  decoração temática no período Natalino aumentam consideravelmente. Na elaboração deste projeto foi percebido  possível impacto ambiental no que tange a uso de meios de transporte no deslocamento e como forma de diminuir essa problemática, não foram idealizadas impressões gráficas. Mas como o impacto ambiental também pode ser positivo, é previsto que a partir da execução deste projeto sejam criadas novas  oportunidades aos que se encontram em estado de vulnerabilidade social como forma de legitimar e problematizar as questões invisibilizadas que trazem sofrimento e exclusão no contexto social urbano.

  • OBJETIVOS: GERAL E ESPECÍFICOS 

 

Objetivo Geral:

 

A produção do audiovisual Do Outro Lado do Rio é uma provocação a ausência da visibilidade e  protagonismo dos que vivem  em situação de vulnerabilidade social na cidade de Florianópolis. Pretende-se com o projeto corroborar com  a perspectiva de quem  vive sob essa situação, prospectando  a realidade vivenciada sob a ótica de quem está nessa condição, observando e relatando as práticas sociais produzidas entre os que vivem  em espaços públicos e pessoas que por ali convivem e para isso procura impactar mais de 130.000 pessoas por dia de exibição  no Terminal de Integração de Ônibus no Centro de Florianópolis (TICEN),  e um grupo ainda maior nas plataformas digitais e  que circulam pelos locais da exibição projetada (prédios).  

 

Objetivos Específicos:

 

  • Realizar a captação de imagens e narrativas atuais a partir dos moradores que ali vivem descentralizando os equipamentos e os meios de produção;

  • Problematizar a questão da condição de vulnerabilidade social em torno da praça XV de Novembro no centro de Florianópolis;

  • Discutir a relação entre o turismo e a condição de vulnerabilidade social dentro de um mesmo espaço público;

  • Provocar    a escuta  acolhedora de  quem está na condição de  vulnerabilidade social;

  • Oportunizar a desmarginalização estereotipada  condicionada aos  que vivem na condição de vulnerabilidade social;

  • Reconhecer a condição de vulnerabilidade social como um problema social que está sendo muitas vezes, incorporado à paisagem cultural dos locais;

  • Garantir a democratização do acesso aos diferentes públicos de acordo com a especificação no item “democratização do acesso”;

  • Garantir a acessibilidade de pessoas com necessidades especiais ao conteúdo do audiovisual;

  • Provocar um interesse da mídia local  a partir da perspectiva dos narradores.


 

  • JUSTIFICATIVA

 

A Praça XV de Novembro de Florianópolis  é patrimônio histórico tombado pelo município no Decreto Nº 12.855, de 20 de Março de 2014 e é  um dos pontos turísticos mais visitados na região histórica do centro. Para muitos, ela perdeu o encanto por ser também espaço compartilhado com  pessoas em situação de vulnerabilidade social que  dormem nos bancos ou que passam o dia em torno do local, pedindo ajuda aos que por ali circulam. Sendo esta uma condição atribuída ao contexto econômico  e que por muitas vezes tenta ser atenuada ou resolvida por Organizações Não Governamentais - ONGs e o poder público do município. No ano de 2017 o ICOM (Instituto Comunitário da Grande Florianópolis), realizou uma pesquisa com cerca de 938 moradores em situação de rua que refletem em um diagnóstico preocupante e que se agravou com a Pandemia Covid-19 em 2020. Sendo o audiovisual uma linguagem composta por mais três linguagens: visual, verbal e sonora,  acaba por abarcar um número  significativo de  espectadores e com isso uma maior  difusão da temática proposta. O centro de Florianópolis recebe diariamente milhares de trabalhadores, inúmeros grupos de turistas, estudantes que circulam pela região da Praça XV reconhecendo os grupos, em condição de vulnerabilidade social que muitas vezes por ali se instalam, mas sem reconhecer seus nomes, suas identidades, suas histórias e seus sonhos. São, quando vistos, compreendidos como a parte menos atrativa da cidade, o que deixa a praça menos interessante do que outros locais. São inúmeras as produções que relatam  a  vulnerabilidade social das cidades, mas que são registradas por pessoas externas a esta condição, enquanto que o Projeto  Do Outro Lado do Rio deseja que sejam os próprios moradores em situação de rua os diretores de suas narrativas.  Serão eles quem identificarão o que é ou não importante registrar. Tendo a Praça XV de Novembro como pano de fundo dessas narrativas, a proposta é a de exibir  o resultado dessa abordagem em prédios da área central de Florianópolis em período noturno e em espaços públicos  e de grande circulação no período diurno. Sendo o coletivo de uma cidade um local propício para se discutir os diversos cenários que nela são desenhados ao longo das práticas sociais,  a arte surge como um meio de compartilhar uma perspectiva  e prospectar mudanças de cunho coletivo. Já para a escolha dos locais de exibição, em 2022 o fluxo de pessoas que circulam pelo terminal (TICEN) é de 102 mil pessoas por dia devido  a expansão da integração dos terminais onde há cerca de 45 monitores instalados. Sendo assim, o projeto visa impactar diretamente  mais de 1.042 mil pessoas.

  • MEDIDAS DE DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO, ACESSIBILIDADE E ADAPTAÇÃO VIRTUAL 

 

No audiovisual Do Outro Lado do Rio,  a fim de garantir o acesso de pessoas com deficiência visual e auditiva e permitindo a plena fruição do consumo do conteúdo exibido, serão adotadas as seguintes medidas assistivas: realização de sessões com audiodescrição e sessões com legenda descritiva e intérprete da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS.  Os locais de exibição na cidade de Florianópolis serão os monitores do terminal de ônibus (TICEN) durante uma semana (de segunda a sexta-feira) tendo horários fixados mediante volume de circulação nos locais (a verificar com a administração de cada ponto). As demais projeções com legenda   se darão em prédios espalhados pelo centro de Florianópolis no período noturno, sendo a cada dia da semana exibido em um dos pontos determinados inclusive em torno da Praça XV de Novembro no qual os  participantes do projeto possam ter acesso e se identificarem como parte do mesmo. Realizar exibição com audiodescrição em Santo Amaro da Imperatriz, Palhoça, São José, Tijucas e Governador Celso Ramos e exibição com legenda e  intérprete de LIBRAS e projeção em edificações no centro das respectivas cidades, conforme tabela abaixo totalizando em 25 exibições afixadas, acrescidas das exibições das plataformas digitais. Na esfera digital, o audiovisual será exibido na sua íntegra na plataforma Youtube nas duas versões: audiodescrição e  legenda descritiva e LIBRAS. Nas plataformas Instagram, TikTok e Facebook o audiovisual será exibido em  episódios nas duas versões.

Ao final das projeções em edificações, os  2 equipamentos serão doados a instituições de acolhimento aos que  vivem em situação de  vulnerabilidade social para uso coletivo.  Os aparelhos de celular utilizados nas gravações também serão disponibilizados  a espaços de acolhimento para uso coletivo do grupo como meio de comunicação com amigos, familiares e a quem dispuserem o contato como sendo um meio de referenciar sua localização. No orçamento também está prevista verba para a compra de passagens intermunicipais e/ou interestaduais  para os participantes do audiovisual  que estão em situação de vulnerabilidade social.


 

  • METAS 

1.1 ABORDAGEM DIRETA DOS PARTICIPANTES QUE VIVEM EM SITUAÇÃO DE  VULNERABILIDADE SOCIAL.

10 PESSOAS

1.2 ALCANCE PÚBLICO DIRETO/ TICEN POR 10 DIAS EXIBIÇÃO.

1.029.000 PESSOAS

1.3 ALCANCE EM INSTAGRAM / YOUTUBE / TIKTOK/FACEBOOK.

348.000 PESSOAS

1.4 AQUISIÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE PASSAGENS DE IDA E VOLTA(SE ASSIM O QUISEREM)  PARA AS LOCALIDADES A SEREM ESCOLHIDAS POR ELES.

10 PESSOAS

1.5 DISPONIBILIZAÇÃO DE PONTO DE REFERÊNCIA PARA CONTATO VIA TELEFONE CELULAR

03 PESSOAS

1.6  ACESSO A SISTEMA DE REPRODUÇÃO DE AUDIOVISUAL A ESPAÇOS DE ACOLHIMENTO 

03 LOCAIS

1.7 OPORTUNIZAR A INSERÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DE PRODUÇÃO DE AUDIOVISUAL

03 PESSOAS

 

 

 

 

 

 

BIBLIOGRAFIA

 

COSTAS, Marco Aurélio; MARGUTI, Bárbara Oliveira. Atlas da vulnerabilidade social nos municípios brasileiros Marco Aurélio Costa, Bárbara Oliveira Marguti. – Brasília : IPEA, 2015.

 

FLORIANÓPOLIS,  Tomba, como Patrimônio Histórico , Artístico a pavimentação em pedra portuguesa contendo quarenta e sete painéis artísticos, de autoria do artista plástico Hassis, existentes na Praça XV de Novembro, Florianópolis, SC. <https://leismunicipais.com.br/a/sc/f/florianopolis/decreto/2014/1285/12855/decreto-n-12855-2014-tomba-como-patrimonio-historico-artistico-a-pavimentacao-em-pedra-portuguesa-contendo-quarenta-e-sete-paineis-artisticos-de-autoria-do-artista-plastico-hassis-existentes-na-praca-xv-de-novembro-florianopolis-sc> Acesso em 17.11.2022.

 

MOBILIZE BRASIL.Florianópolis e o desafio de tirar carros das ruas. Disponível em<https://www.mobilize.org.br/noticias/13134/florianopolis-e-o-desafio-de-tirar-carros-das-ruas.html > Acesso em 17.11.2022.

 

REIS, Ana Carla Fonseca. Marketing Cultural e Financiamento da Cultura: Teoria e Prática em um Estudo Internacional Comparado. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003.

                                 

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